
Em que consiste o SEO?
O Search Engine Optimization ou “optimização do motor de busca” é uma técnica que permite obter uma melhor posição de um site nos motores de busca (Google, Yahoo, MSN, AEIOU, Ask, etc.).
Esta ferramenta inclui-se no Search Engine Marketing, o qual, para além do SEO, dispõe também do PPC (Pay-Per-Cick) e do Web Analytics. Ou seja, Search Engine Marketing (SEM) = Search Engine Optimization (SEO) + Pay-Per-Click (PPC) + Web Analytics
De acordo com o site http://www.marketingdebusca.com/, o SEO define-se como sendo “um processo que visa melhorar a quantidade e a qualidade dos visitantes para um site através dos resultados naturais (também conhecidos como orgânicos)".
Para se garantir a eficiência desta técnica, deve-se fazer um estudo das keywords (palavras-chave) por forma a adequar da melhor forma os termos que são utilizados nos motores de busca, ao site em questão, procurando fomentar um tráfego de qualidade.
Já agora… o que é o PPC?
O Pay-Per-Click, inclui-se no Paid Search Marketing (o qual é constituído também pelos AdSenses), e trata-se de um sistema de publicidade online onde um anunciante paga um montante cada vez que alguém clica num link com direcção ao seu website. É feito um leilão para determinar o montante pago por cada palavra-chave. Exemplos de anúncios PPC: Google Adwords, Yahoo Search Marketing ou Anúncios Sapo.
E o Web Analytics?
O Web Analytics ou análise de resultados trata-se de uma metodologia para analisar os dados da actividade do website, medindo a sua performance e o comportamento dos seus visitantes.(a título de curiosidade: o software de web analytics ClickTracks™ é representado em Portugal pela Search Marketing. Mais recentemente o Google anunciou o desenvolvimento de um software próprio, chamado Google Analytics).
Como fazer Search Engine Optimization?
Um processo particularmente efectivo consiste em organizar as tarefas do seguinte forma:
- Análise geral do site: meio envolvente, concorrência, posicionamento da marca.
- Análise de keywords: estudo das palavras chave mais adequadas ao site e efectivas na prossecução dos objectivos do site (vendas, clicks, difusão de uma mensagem, subscrição, etc.)
- Optimização do site: por forma a que o site esteja alinhado com o algoritmo dos motores de busca é muitas vezes necessário modificar o código das páginas, a estrutura e até os conteúdos do mesmo.
- Link Building: submissão do site a directórios e outros sites; desenvolvimento de estratégias que visam captar a atenção de webmasters.
- Acompanhamento do site: fazer a análise das estatísticas de acessos, acompanhar os progressos do site nas páginas dos resultados das buscas, rever o que poderá funcionar melhor, fazer testes comparativos e actualizar o site para acompanhar a constante evolução dos motores de busca.
- Envolve poucos recursos;
- É de uma enorme relevância para produtos/serviços menos usuais (ou outros) cuja fonte de informação é, frequentemente, o motor de busca (Ex.: Marcas B2B);
- Permite criar uma maior credibilidade/notoriedade à marca, ao aparecer à frente de outras marcas no motor de busca;
- Permite segmentar o tráfego do site;
- Não implica a constante criação de novos conteúdos.
Desvantagens:
Netgrafia:
http://www.searchmarketing.pt/Glossario?_Locale=pt&sec=12&termoid=67574aaf-7835-4c59-b9c2-f09f44bbf39a
http://www.marketingdebusca.com/artigo/seo-search-engine-optimization/
http://www.rimmkaufman.com/strategic-paid-search-marketing/
http://blog.buzzoodle.com/index.php/2007/05/06/is-buzz-marketing-the-next-seo/
http://www.youtube.com/watch?v=r6--NfGKbsA
Sem comentários:
Enviar um comentário