terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Search Engine Optimization (SEO)


Em que consiste o SEO?
O Search Engine Optimization ou “optimização do motor de busca” é uma técnica que permite obter uma melhor posição de um site nos motores de busca (Google, Yahoo, MSN, AEIOU, Ask, etc.).


Esta ferramenta inclui-se no Search Engine Marketing, o qual, para além do SEO, dispõe também do PPC (Pay-Per-Cick) e do Web Analytics. Ou seja, Search Engine Marketing (SEM) = Search Engine Optimization (SEO) + Pay-Per-Click (PPC) + Web Analytics


De acordo com o site http://www.marketingdebusca.com/, o SEO define-se como sendo “um processo que visa melhorar a quantidade e a qualidade dos visitantes para um site através dos resultados naturais (também conhecidos como orgânicos)".


Para se garantir a eficiência desta técnica, deve-se fazer um estudo das keywords (palavras-chave) por forma a adequar da melhor forma os termos que são utilizados nos motores de busca, ao site em questão, procurando fomentar um tráfego de qualidade.


Já agora… o que é o PPC?
O Pay-Per-Click, inclui-se no Paid Search Marketing (o qual é constituído também pelos AdSenses), e trata-se de um sistema de publicidade online onde um anunciante paga um montante cada vez que alguém clica num link com direcção ao seu website. É feito um leilão para determinar o montante pago por cada palavra-chave. Exemplos de anúncios PPC: Google Adwords, Yahoo Search Marketing ou Anúncios Sapo.


E o Web Analytics?
O Web Analytics ou análise de resultados trata-se de uma metodologia para analisar os dados da actividade do website, medindo a sua performance e o comportamento dos seus visitantes.(a título de curiosidade: o software de web analytics ClickTracks™ é representado em Portugal pela Search Marketing. Mais recentemente o Google anunciou o desenvolvimento de um software próprio, chamado Google Analytics).


Como fazer Search Engine Optimization?

Um processo particularmente efectivo consiste em organizar as tarefas do seguinte forma:

- Análise geral do site: meio envolvente, concorrência, posicionamento da marca.
- Análise de keywords: estudo das palavras chave mais adequadas ao site e efectivas na prossecução dos objectivos do site (vendas, clicks, difusão de uma mensagem, subscrição, etc.)
- Optimização do site: por forma a que o site esteja alinhado com o algoritmo dos motores de busca é muitas vezes necessário modificar o código das páginas, a estrutura e até os conteúdos do mesmo.
- Link Building: submissão do site a directórios e outros sites; desenvolvimento de estratégias que visam captar a atenção de webmasters.
- Acompanhamento do site: fazer a análise das estatísticas de acessos, acompanhar os progressos do site nas páginas dos resultados das buscas, rever o que poderá funcionar melhor, fazer testes comparativos e actualizar o site para acompanhar a constante evolução dos motores de busca.

Vantagens:

- Envolve poucos recursos;
- É de uma enorme relevância para produtos/serviços menos usuais (ou outros) cuja fonte de informação é, frequentemente, o motor de busca (Ex.: Marcas B2B);
- Permite criar uma maior credibilidade/notoriedade à marca, ao aparecer à frente de outras marcas no motor de busca;
- Permite segmentar o tráfego do site;
- Não implica a constante criação de novos conteúdos.


Desvantagens:
- Não é uma técnica que permita criar um relacionamento aproximado com a marca (pelo menos numa primeira estância), pelo que cada Empresa deve escolher se lhe compensa, ou não, investir numa acção deste tipo, ou se será melhor investir noutro tipo de técnicas (dependendo, naturalmente, do budget que cada Empresa dispõe).



Netgrafia:

http://www.searchmarketing.pt/Glossario?_Locale=pt&sec=12&termoid=67574aaf-7835-4c59-b9c2-f09f44bbf39a
http://www.marketingdebusca.com/artigo/seo-search-engine-optimization/
http://www.rimmkaufman.com/strategic-paid-search-marketing/
http://blog.buzzoodle.com/index.php/2007/05/06/is-buzz-marketing-the-next-seo/
http://www.youtube.com/watch?v=r6--NfGKbsA

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