sábado, 17 de janeiro de 2009

Profissionais de marketing de todo o mundo...

1. O consumidor espera que o ajudemos a simplificar a sua vida, portanto, devemos fazer o possível para isso.

2. O consumidor tem o direito de esperar uma educação clara sobre os produtos oferecidos que o ajude a fazer uma escolha informada. É o nosso dever. A rotulagem devia facilitar ao consumidor uma compreensão rápida do que o produto faz e do que contém.

3. Somos responsáveis por manter o número de escolhas mínimo: menos é que é, definitivamente.

4. Cada variação de produto, extensão de linha, ou subdivisão, deveria ser diferente das outras e satisfazer uma necessidade real do consumidor.

5. Os "eu também" que copiam a concorrência sem oferecer uma diferenciação, evidentemente que só podem significar preguiça mental.

6. Precisamos de usar as nossas proezas de marketing com responsabilidade, e só quando temos algo de significativo a dizer.

7. Marketing a impingir-se a si próprio ao consumidor é ofensivo. Cria antagonismo à marca em particular, e sempre a todo o marketing.

8. Há sítios onde não se vai e que o profissional de marketing deve respeitar sempre. É isso mesmo, Coca Cola. Deixem os urinóis em paz.

9. Precisamos de ouvir e aprender mais com os sinais que recebemos do consumidor sobre os seus sentimentos em relação ao marketing.

10. Como profissionais, teremos a postura correcta e seremos um campeão do consumidor - nunca os inimigos.


(Fonte: Laermer, R., Simmons, M. (2008). Punk Marketing. Traduzido do inglês por José Couto Nogueira. 1ª ed., Edições ASA. Lisboa).

Sem comentários: