A Brand Experience, também conhecida por “experiential marketing”, consiste “num conjunto de impressões cumulativas sobre a marca, criadas a partir de encontros visuais, verbais e experienciais com a mesma” (http://openhouse.typepad.com/brandexperience/). Esta técnica permite “dar a oportunidade aos consumidores de se relacionarem e interagirem com as marcas, produtos e serviços através das sensações (…) e ajudam as pessoas a fazerem escolhas inteligentes e informadas acerca dos produtos” (http://experientialforum.com/).
Num mercado cada vez mais competitivo, o nível básico de um produto já não é suficiente para garantir a atracção dos consumidores e a qualidade já não passa de um dado adquirido ou um requisito mínimo obrigatório para qualquer empresa que pretenda sobreviver no mercado. Como tal, para ser bem sucedida, uma marca precisa de ir mais além. Tem de surpreender os seus consumidores, deslumbrá-los e aproximá-los da marca, tornando-os parte integrante e imprescindível da mesma.
John Roberson, Presidente da “Advent” – uma empresa de consultoria de Marketing experiencial – refere que a diferença entre a comunicação tradicional e a brand experience é a mesma coisa que “a diferença entre ver o nascimento de uma criança num vídeo e estar presente no nascimento do próprio filho. O significado e memorização, e o grau de relacionamento que se tem é bem mais profundo, porque se está envolvido, tendo um significado realmente forte.” (http://www.adventresults.com/general/xmt-001-what-is-experiential-marketing/)
Vantagens:
- Promove um relacionamento mais natural e próximo com os consumidores;
- Facilita a fidelização do cliente;
- Não exige, necessariamente, um budget elevado;
- Torna as mensagens da comunicação de marketing mais atractivas e menos expositivas;
- Permite a abertura de um espaço mais amplo ao nível da diferenciação relativamente à concorrência.
Desvantagens:
- Quanto mais próxima uma marca está do consumidor, maior é a responsabilidade perante o mesmo e, como tal, torna-se mais arriscado cometer erros.
Exemplo:A Disney é um dos exemplos melhor sucedidos do que é fazer – e bem – brand experience.
Com mais de oito décadas de existência, o nome Walt Disney foi proeminente no campo do entretenimento familiar. Com um humilde começo na década de 1920, a corporação global de hoje, "The Walt Disney Company", continua, orgulhosamente, a proporcionar entretenimento de qualidade a cada membro da família, em toda a América e ao redor do mundo, com uma ligação emocional fortemente consolidada e que é partilhada de geração em geração.
Ao longo da sua existência, a Disney tem-se caracterizado pela originalidade e criatividade, apelando à “magia” e ao “sonho”, em cada personagem que cria.
Sem comentários:
Enviar um comentário