sábado, 24 de janeiro de 2009

Event Marketing

O Event Marketing consiste em “desenhar ou desenvolver uma actividade temática “ao vivo”, ocasião, exposição ou exibição (tais como eventos desportivos, festivais de música ou concertos, etc.) para promover um produto, uma causa ou uma organização.” (http://www.businessdictionary.com/definition/event-marketing.html)


O objectivo é captar a atenção do público, criando uma boa relação com os membros do segmento que se pretende atingir, enquanto se obtém a oportunidade de promover um produto/serviço (ou uma “causa” no caso do Marketing Social). Pode igualmente ser uma oportunidade para a Marca distribuir samples ou promoções especiais do produto, enquanto se desenvolve uma imagem positiva da marca.


Esta técnica envolve, porém, na maioria das vezes, um esforço conjunto de integração de outras técnicas de comunicação, tais como a publicidade, buzz marketing e as relações públicas, com vista a atrair o público-alvo, motivando-o a participar no evento.


De referir que o Event Marketing não significa o mesmo que patrocínio, na medida em que o primeiro pressupõe a construção de um evento por parte da própria marca (organizado por esta), enquanto que o segundo consiste, apenas, na associação da marca a um evento organizado por terceiros, o qual se deve identificar com a personalidade e valores da mesma.


Vantagens:

- Permite criar um relacionamento emocional com a marca;
- Pode fomentar a criação e desenvolvimento de uma tribo (Ver Marketing Tribal) para a marca;
- Permite a associação da marca a experiências positivas para o consumidor (Ver Brand Experience).


Desvantagens:

- Custo elevado;
- Afectação de um número considerável de recursos humanos, cuja motivação deve estar sempre elevada;
- Esforços de logística.

Exemplos:

O "Red Bull Air Race World Series", estabelecido em 2003 e criado pela Red Bull, conta com os melhores pilotos do mundo num desporto motorizado baseado na velocidade, precisão e perícia.

Utilizando os aviões de corrida mais rápidos, ágeis e leves, os pilotos voam a baixa altitude numa pista composta por balizas cheias de ar, voando a velocidades que atingem os 370 km/h, suportando forças superiores a 12G.

Do coração da cidade ao campo aberto, sobre terra ou água, a Red Bull Air Race pode ter lugar em quase qualquer sítio. Os cenários espectaculares e a emoção da competição garantem aos espectadores uma das mais inovadoras e emocionantes modalidades desportivas da actualidade. (Fontes: http://www.redbullairrace.com/about.php?subpage=1&lang=pt e http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Bull_Air_Race_World_Series)




Organizado pela própria marca (Super Bock), o "Festival Super Bock Super Rock" é um festival que, de ano para ano, tem ganho cada vez mais espaço no panorama musical português.
“O convívio com os amigos, a música, o conhecimento de novas caras, o namoro debaixo das estrelas e todos os momentos de prazer associados ao ambiente que se gera à volta de um festival conquistaram o país e colocaram-no na rota das bandas internacionais. Desde então, este festival repete-se, anualmente, tentando sempre suplantar-se à edicação anterior de forma a fazer jus ao nome “O Melhor Festival de Rock!”.

(Fonte: http://www.superbock.pt/SuperMusic/SBSR/default.aspx)

Sem comentários: