1. O que é o Marketing Viral?
"O marketing viral é o marketing aliado aos efeitos de rede". (Ver Fonte)
Os usuários divulgam, por iniciativa própria, actualizações, novos produtos ou peças publicitárias do seu interesse, através de diversos serviços de média social (e-mail, sites, Instant Messaging, etc.)
O termo “viral” é usado com alusão à forma “contagiosa” como os vírus se propagam. Ou seja, estamos a falar do processo, não do conceito. Não se confunda o termo com o verdadeiro significado de um vírus, ou seja, uma toxina ou fluído venenoso. Não é, de todo, objectivo de uma empresa espalhar "maus produtos" ou "mentiras" pelos seus consumidores. Apenas valor, sob a forma de produto ou serviço, com o intuito de satisfazer as necessidades dos seus consumidores, a troco de lucro.
2. Serviços de média social? Mas que serviços?
Conteúdo Gerado pelo Consumidor:
• Blogs: Blogger, Wordpress
• Imagens: Flickr, Picasa
• Vídeo Online: YouTube, Sapo Vídeos, Vimeo, Blip.tv
• MicroBlogging: Twitter, Tumblr
Serviços de Descoberta e Recomendação Social:
• Eventos: Upcoming.org
• Comparação: CNET, KuantoKusta
• Música: Last.fm, Pandora
• Descoberta: StumbleUpon
Serviços de Bookmarking social:
Digg, del.icio.us, Mixx
Redes Sociais:
Genéricas (Facebook, Hi5, Orkut, MySpace) ou Especializadas (Dopplr, Linkedin)
Agregadores de conteúdo:
Google Reader, Netvibes
(Fonte: http://www.brunoamaral.com/post/o-novo-marketing-viral/)
3. O que torna uma ideia viral?
• Ninguém "envia" uma ideia se:
a. não a tiverem compreendido;
b. não tiverem vontade de espalhá-la;
c. não acreditarem que espalhar a ideia aumentará o seu poder (reputação, receita, amizades) ou a sua paz de espírito;
d. o esforço necessário para enviar a ideia for superior aos benefícios.
• Ninguém "agarra" uma ideia se:
a. a primeira impressão exigir uma pesquisa mais profunda;
b. não tiverem compreendido as ideias fundamentais necessárias para entender a nova ideia;
c. o remetente não for de confiança ou respeitável o suficiente para investir o tempo necessário.
(Fonte: http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2005/09/what_makes_an_i.html)
É por esta última alínea, que os serviços de Instant Messaging e SMS (canais de comunicação mais instantâneos e directos) são os que mais podem favorecer o word-of-mouth que se pretende com esta estratégia.
As pessoas confiam mais na palavra e experiência de um amigo ou conhecido - enquanto utizadores de um certo tipo de produto, conhecendo as suas vantagens e desvantagens - do que numa organização ou empresa que se rege de objectivos lucrativos.
4. Algumas dicas a seguir
• Identificar influenciadores
Mais do que relações públicas, envolve criar relações directas com organizações ou indivíduos (exº: demos de produtos a bloggers, Engadget)
• Fomentar relações de confiança
Criando uma network sustentada (participação e criação de fóruns e grupos) e que esteja envolvida emocionalmente com a marca (exº: rede de evangelistas da Adobe e da Apple)
• Sindicação de conteúdo e submissões editoriais
Aumentar o alcance da mensagem, difundindo-a em serviços de recomendação (digg, delicious)
• Potenciar a atenção e credibilidade
Divulgar o produto ou serviço através de participações como guest blogger ou facultando informação e entrevistas aos consumidores que gerem conteúdo relacionado.
• Facilitar a divulgação e pesquisa
Criar mecanismos simples de partilha (embed) e associar meta-informação (tags).
• Aprender com as melhores práticas de campanhas de sucesso.
(Fonte: http://www.brunoamaral.com/post/o-novo-marketing-viral/)
5. Vantagens/Desvantagens
Vantagens:
- Forte credibilidade;
- Baixo custo;
- Eficiência;
- Oportunidade de ajustar promoções, de forma contínua.
Desvantagens:
- Factor "incómodo" (por exemplo, quando um marketeer decide utilizar o e-mail como ferramenta para transmitir uma mensagem, está a competir com muitas outras Empresas que também o fazem, correndo o risco de se transformar em "SPAM" e, portanto, incomodativo);
- Buzz negativo (existe o risco de a campanha ser divulgada de forma negativa em "blogs" ou outros meios);
- Considerações éticas (muitas pessoas podem ver a "sua privacidade" violada. Apesar de muitas Empresas deixarem bem explícitas nas várias campanhas as políticas de privacidade que lhes são intrísecas, muitas pessoas retraem-se e chegam até a recusar-se a consumir produtos/serviços de Empresas que as utilizam).
- Possibilidade de as acções chegarem a outros públicos que não aqueles que eram efectivamente pretendidos.
(Fontes : http://business.lovetoknow.com/wiki/Disadvantages_of_Viral_Marketing e http://www.outsourcestrategies.com/blog/2007/05/advantages-and-disadvantages-of-viral.html)
6. Mensagem e exemplos
Informativa: Ver aqui.
Surpresa:
Entretenimento:
Humor:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
É o que se pretende, embora possa fazer melhor ao níevl dos exemplos e da ilustração dos mesmos com videos e imagens.
Enviar um comentário